A mão e a luva (Machado de Assis)


Afilhada de uma rica baronesa, pela qual era sustentada em um colégio para professores, Guiomar era uma moça simples que ficou órfã logo cedo, mas tinha consigo uma força de lutar pelo que pretendia. Usava a razão para controlar seu coração. Tendo uma beleza e um jeito de ser atrativo, despertou interesse de 3 homens: Estevão (sentimental), Jorge (calculista) e Luís Alves (ambicioso).
O livro trata da história dessa  jovem , Guiomar, de 17 anos. Ela é afilhada de uma baronesa e faz o possível (utilizando-se de atos frios e calculistas) para tentar elevar-se socialmente, para compensar a sua origem humilde.
No decorrer da história, três homens (Estevão, Jorge e Luis Alves) tentam conseguir a mão de Guiomar em casamento, cada um deles com características e objetivos distintos. Estevão, por exemplo, a ama loucamente, mas com pureza e inocência, como se fosse realmente o seu primeiro amor. Jorge, que é o sobrinho da baronesa, e também o mais mimado por ela, assim como Guiomar, também sonha em crescer socialmente e possui um amor fútil e carnal por ela. Já Luis Alves, vai se apaixonando aos poucos pela protagonista, e só com o tempo alimenta um sentimento por ela. Todavia, se analisarmos com calma, veremos que ele é praticamente uma mistura entre os dois primeiros, por ser um homem determinado e ambicioso.
O primeiro a pedir a mão de Guiomar é Jorge, tendo o apoio da baronesa e de Mrs. Oswald, sua empregada britânica. Um dia depois, Luís faz o mesmo pedido. Sendo assim, a baronesa diz que ela terá de escolher entre esses dois pretendentes. Imediatamente, ela escolhe Jorge. Entretanto, a baronesa sabia que sua afilhada queria na verdade casar com Luís Alves. Após isso, Guiomar e Luís Alves acabam se casando.
Luís Alves, então,  foi o que conquistou o amor de Guiomar tomando-a como sua  esposa como se ela fosse  a “luva para a sua mão” que é uma das últimas frases do livro.

Personagens:
  • Estevão: ele era sentimental, leviano, ingênuo, superficial e inseguro, porém, sincero. Amaria qualquer mulher que despertasse algum interesse nele. Não dava nenhum valor a si mesmo e por isso mereceu a preferência de Guiomar. Os dois chegaram a ficar juntos por algum tempo, até que ele foi estudar Ciências Jurídicas e Sociais em São Paulo; neste período ele sofreu muito, pensando até em se matar.  Após um devido tempo já em São Paulo achou que iria esquecer-se de Guiomar onde se enganou. Após ter se formado, voltou e ficou na casa de Luís Alves. Certa manhã os dois se reconhecem e trocam algumas palavras. Mas o destino não pertencia a ele.
  • Jorge: ele era fraco de caráter, egoísta e orgulhoso de si mesmo. Jorge era sobrinho da madrinha de Guiomar. As vantagens econômicas atraiam a ela.
  • Luís Alves: era frio e fechado e não contava seus sentimentos e vontades a ninguém. Era calculista e esperava o momento certo para dar uma cartada. Era amigo de Estevão e vizinho de Guiomar. Ele se decide por Guiomar mas apenas quando tem certeza que não vai ser descartado. Os dois se casam. Luis Alves acabou  sendo o eleito, pois personificava as qualidades que se sintonizavam com o espírito de Guiomar, que  ao escolhê-lo, faz  segundo suas próprias palavras, " a fria eleição do espírito ".
  • Embora nitidamente romântico, A Mão e a Luva é um romance sóbrio. Seu ponto alto são as personagens femininas: Guiomar pela complexidade de seu caráter, Mrs. Oswald pela astúcia. O romance gira em torno de um caso complicado - mas de solução simples e previsível - de namoro dentro dos mais rigorosos esquemas burgueses. O nome do livro se dá devido ao casamento de Guiomar e Luís Alves que se encaixam como uma mão dentro de uma luva, sendo um feito especialmente para o outro.