O Garimpeiro (Bernardo Guimarães)


O Garimpeiro (Bernardo Guimarães) Romance "O Garimpeiro" inicia-se, na toada de Bernardo Guimarães, com a descrição de uma paisagem edênica. A natureza é sempre rica de árvores, pássaros, frutas, ribeirões, ares amenos, horizontes tranquilos. Os personagens são introduzidos neste mundo sem maior delonga e imediatamente postos em ação. Sabemos onde estamos, sabemos o tempo de início dos acontecimentos, e conhecemos logo o Major, suas filhas e escravas. E também Elias, "aquele moço de Uberaba". Lúcia e Elias amam-se. 

A história de dois jovens apaixonados Lúcia e Elias que se conhecem na cavalhada e vivem um amor proibido interferido pelo major que era o pai de Lúcia que só pensa em riqueza, e por Elias ser um moço pobre, o major não aceita que os dois se casem. 

Elias vai para a casa de seu amigo Simão que trabalhava no garimpo. Os dois começam a trabalhar duramente a procura de ouro, mas quando Elias percebe que por ali não tem nada, decide ir embora com um homem que não conhecia, mas Simão não desiste e continua no garimpo. 

Pouco tempo depois o amigo de Elias acaba falecendo e ele entra em desespero por não saber mais o que devia fazer, então encontra um moço rico chamado Leonel, que promete ajudá-lo mas que acaba enganando-o. Sem saber, Elias volta para a cidade achando que estava rico, mais ao chegar ele descobre que tinha sido enganado e que Leonel estava noivo de Lúcia. 

Na festa de noivado Elias aparece na casa do major mesmo sem ser convidado e arruma a maior confusão, desmascarando Leonel. O major descobre que Leonel era um ladrão e com isso Leonel vai preso. 

Nisso o major se mudou com a família para um casebre bem pobre e começou a apertar Lúcia para que ela se casasse com um outro bom partido, bem rico que os tiraria daquela situação de pobreza. 

Enquanto isso, Elias recebia um bilhete de Lúcia avisando-o sobre esse novo acontecimento em que o pai a impunha. Ela queria uma salvação. 

Quando Elias já sentindo que nada mais poderia oferecer à Lúcia, estando até determinado a renunciar a esse amor, Elias reencontra seu amigo Simão que estava muito doente, prestes a morrer e então recebe dele alguns diamantes que ele tinha conseguido no garimpo após sua partida. E ainda Simão disse à Elias que de onde encontrara os diamantes teria muito mais! Após dizer isso Simão morre. 

Elias vai atrás de Lúcia e pede a mão dela em casamento para o major. Este ficou no começo assustado com a ousadia de Elias, mas depois que Elias lhe contou que ficara rico de um tempo para cá, o major então permite que o casamento aconteça entre os dois. 

E tudo acaba bem entre todos!