O segredo do meu marido (Liane Moriarty)


"O segredo do meu marido" foi um livro que chamou minha atenção logo pela capa, isso sem falar nas resenhas positivas. 

O livro é divido entre três personagens principais: Tess, Rachel Crowley e Cecília. Ambas mulheres com personalidade forte e bem construídas. 

Tess é uma mulher que morre de medo do convívio social. Mas apesar de conviver com essa “fobia”, ela considera que tem uma boa vida e que é feliz, pois tem seu próprio negócio, um filho lindo chamado Liam e é super bem casada. O problema é que a vida a pega de surpresa: ela acaba de ser comunicada que sua melhor amiga e prima está tendo um caso com seu marido Will. Eles três trabalham no mesmo negócio e ela nunca desconfiou que pudesse estar sendo traída. Tesse era gerente de comunicação e marketing, Will era diretor criativo de uma agência de publicidade e Felicity era designer. Felicity e Will estavam se apaixonando. Sem saber como agir com essa novidade ela resolve voltar para a casa de sua mãe onde acaba encontrando pessoas que fizeram parte do seu passado. Chegando a sua cidade natal Tess resolve matricular Liam na escola St. Angela em que ela estudava de maneira provisória. Nesta escola trabalha Rachel (a outra personagem), e também trabalha Connor Whitby como professor de educação física. Este tinha sido no passado namorado de Tess e também chegou a namorar a Janie (a filha de Rachel) em sua juventude. Com o tempo, Tess chateada com o relacionamento do marido dela com Felicity resolve também ter relação sexual com Connor Whitby, seu ex- namorado que ela reencontrou. 

Rachel é uma pessoa amargurada pois não consegue se livrar do fantasma da morte de sua filha. Janie foi assassinada há muitos anos atrás e depois disso a vida de Rachel virou um terrível pesadelo. Logo depois da morte de sua filha ela se afastou completamente de seu filho e seu marido acaba falecendo pouco tempo depois. Rachel vive como uma pessoa que espera a morte lhe levar. Sua única alegria é seu pequeno neto Jacob, mas ela acaba de receber a notícia que seu filho Rob, sua nora Lauren e o neto Jacob iriam se mudar para Nova York por que sua nora fora promovida. 

Cecília tem a vida que sempre sonhou é casada com John-Paul e tem três lindas filhas Isabel, Polly e Esther. Apesar de ser dona de casa e cuidar das filhas, ela ainda consegue ser a melhor vendedora de Tupperware. Mas, ela começa a perceber que seu casamento está ficando meio “sem sal”. Cecília queria mais emoção. Um dia ela vai no sótão procurar um pedaço do muro de Berlim que comprou como lembrança de uma viagem que fez quando jovem, então ela dá de cara com uma carta com seu nome dizendo que só poderia ser aberta após a morte de seu marido. O mais estranho disso tudo é que John-Paul está vivo e ela não tem ideia do motivo pelo qual ele escreveria aquela carta. Cecília liga para seu marido para dizer que achou a carta e ele implora que ela não a abra. Como Cecília nunca teve motivos para desconfiar de seu marido, ela acaba não abrindo a carta imediatamente. 

Porém, em um dia, por vias de fato, Cecília resolve abrir a carta e ler o seu conteúdo. Para a sua surpresa, ela não acreditou no que leu.... [ a revelação do segredo não pode ser contada aqui pois segredo é segredo, então o leitor precisa ler para saber... rsrs]. 

A autora consegue desenvolver muito bem a história e só aí entendemos a ligação das três personagens. "O Segredo do Meu Marido" é um livro interessantíssimo. Ele mostra que todas as pessoas tem segredos e que isso pode ser saudável ou não, mas nunca iremos saber o que ocorreria se o contrário ocorresse. Ainda sim, no final temos algumas demonstrações de "perdão" em prol de bens maiores. 

"Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre”.